Blog

› Blog › Normas orientam a atuação de empresas no tratamento de resíduos infectantes com suspeita de contaminação por Covid-19

Normas orientam a atuação de empresas no tratamento de resíduos infectantes com suspeita de contaminação por Covid-19

Por admin, 23 Fev 2020  -  Nome da categoria 

Lixos hospitalares e laboratoriais exigem cuidado redobrado com risco de coronavírus

O mundo está sob alerta em relação ao coronavírus (Covid-19). 

Como todos sabem, esse vírus é de rápido contágio e pode ser transmitido através do ar ou pelo contato pessoal com gotículas de saliva, tosse, espirro e toque com a pessoa infectada. Além disso, pode ser transmitido por meio de objetos ou superfícies contaminados. 

Atentos a isso empresas de gestão de resíduos hospitalares estão cumprindo normas e protocolos de tratamento ao Covid-19. As Resoluções foram adotadas pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). 

Gilson Vilela, diretor de resíduos de serviço de saúde do Sindilurb e, também, diretor-presidente da empresa Serquip MG, destaca que os resíduos hospitalares exigem um gerenciamento diferenciado dos resíduos comuns, além do tratamento antes da disposição final. “Redobramos a atenção e os cuidados sobre a questão da contaminação. Todas as normas precisam ser cumpridas pelos hospitais e empresas que fazem o tratamento e destinação destes resíduos”, diz.

Conforme RDC 222 e sua classificação grupo A1:

Devido à falta de estudos científicos confirmados sobre a durabilidade deste vírus em superfícies nos resíduos, devem-se tratar todos os resíduos gerados ou provindos de humano ou animal com suspeita ou confirmação de COVID-19, conforme classificação (grupo A1) dada ao mesmo e a RDC 222;

Art. 48 Os RSS resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais com suspeita ou certeza de contaminação biológica por agentes classe de risco 4, por microrganismos com relevância epidemiológica e risco de disseminação, causadores de doença emergente que se tornem epidemiologicamente importantes, ou cujos mecanismos de transmissão sejam desconhecidos, devem ser tratados antes da disposição final ambientalmente adequada.

Torne sua empresa mais consciente e sustentável !

Destine de forma correta os resíduos produzidos pela sua empresa, fale agora com um de nossos consultores.

Fale conosco
Contato

contato@serquipmg.com.br

Administração BH

Avenida Alvares Cabral, 982 Belo Horizonte | MG +55 31 3303 2929

Siga-nos

© 2020 SERQUIP